O ensino da língua inglesa e os desafios para construção da cidadania e identidade no século XXI
Resumo
As recentes reformas educacionais no Brasil enfatizam a necessidade da educação para a cidadania em todos os níveis. Entretanto, para que essa proposta seja viabilizada é necessário oferecer aos professores oportunidades para reflexão sobre os significados de cidadania e como a aprendizagem de línguas estrangeiras pode contribuir para seu desenvolvimento. Especialmente com relação à língua inglesa, cada vez mais reconhecida como língua internacional, é importante considerar definições de cidadania planetária, seu papel na construção de uma cidadania global e seu potencial para reunir pessoas de diferentes partes do planeta. Paralelamente a essas considerações, a noção de identidade deve ser redefinida, uma vez que no mundo atual o global e o local estão em constante tensão. Neste trabalho é discutido o contexto dinâmico da educação na língua estrangeira, considerando-se os avanços tecnológicos do século XXI e as vantagens e ameaças que a tecnologia coloca para as identidades e democratização do conhecimento. Argumenta-se que essa realidade requer professores que façam constantemente relações entre suas salas de aula e o mundo exterior, e que sejam capazes de inovar em seus papéis como educadores.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.