O ensino da língua inglesa e os desafios para construção da cidadania e identidade no século XXI

  • Telma Nunes Gimenez Universidade Estadual de Londrina,
Palavras-chave: ensino de inglês, identidade, cidadania

Resumo

As recentes reformas educacionais no Brasil enfatizam a necessidade da educação para a cidadania em todos os níveis. Entretanto, para que essa proposta seja viabilizada é necessário oferecer aos professores oportunidades para reflexão sobre os significados de cidadania e como a aprendizagem de línguas estrangeiras pode contribuir para seu desenvolvimento. Especialmente com relação à língua inglesa, cada vez mais reconhecida como língua internacional, é importante considerar definições de cidadania planetária, seu papel na construção de uma cidadania global e seu potencial para reunir pessoas de diferentes partes do planeta. Paralelamente a essas considerações, a noção de identidade deve ser redefinida, uma vez que no mundo atual o global e o local estão em constante tensão. Neste trabalho é discutido o contexto dinâmico da educação na língua estrangeira, considerando-se os avanços tecnológicos do século XXI e as vantagens e ameaças que a tecnologia coloca para as identidades e democratização do conhecimento. Argumenta-se que essa realidade requer professores que façam constantemente relações entre suas salas de aula e o mundo exterior, e que sejam capazes de inovar em seus papéis como educadores.

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Biografia do Autor

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina,
Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, onde atua no programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem orientando pesquisas no campo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores e na graduação orientando estagiários em Prática de Ensino de Inglês. Currículo Lattes
Publicado
2008-05-06
Como Citar
Gimenez, T. N. (2008). O ensino da língua inglesa e os desafios para construção da cidadania e identidade no século XXI. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 23, 127-131. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v23i0.2759
Seção
Educação