<b>Polarização e população: apontamentos teóricos

  • Cristiano Stamm Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Manoela Silveira dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: mobilidade populacional, economia urbana, lugares centrais.

Resumo

 

O objetivo deste artigo é discutir teoricamente o movimento pendular da população sob a ótica da teoria dos polos de crescimento e desenvolvimento. As transformações e a expansão urbana ocorrida como as novas formas de moradias, as alterações na composição familiar e a inserção da mulher no mercado de trabalho constituem elementos importantes para a interpretação das alterações demográficas e socioeconômicas que afetam o fenômeno da polarização e o movimento pendular da população. O movimento pendular está relacionado aos trabalhadores e estudantes que despendem grande parte de suas horas diárias perfazendo trajetos intermunicipais para o trabalho ou estudo. A modificação espacial da localização da população, da estrutura urbana e do papel político e econômico dos espaços frente à economia nacional e internacional traz a tona problemas urbanos relacionados à mobilidade populacional. O distanciamento entre o local de residência e das atividades econômicas faz com que o recrutamento da mão de obra dos diversos setores das atividades não se limite somente as aglomerações afetando o perfil da polarização no espaço econômico.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Stamm, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Programa de Pos Graduaçao em Desenvolvimento Regional e Agronegocio da UNIOESTE-Toledo

Doutor em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegocio pela Universidade Estadual do OEste do Parana (UNIOESTE). Bacharel em Ciencias Economicas pela UNIOESTE. 

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Ph.D em Desenvolvimento Regional pela Université du Québec (UQAC). Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Mestrado e Doutorado - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Pesquisador e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail : jandirbr@yahoo.ca, jandir@unioeste.br
Manoela Silveira dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professora Adjunta do Colegiado de Administração da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu em Administração. Doutora em Administração pelo PPGA/UFRGS (2013), Mestre em Administração pelo PPGA/UFRGS (2009) e graduação em Administração pela UEM (2005).
Publicado
2017-01-01
Como Citar
Stamm, C., Lima, J. F. de, & Santos, M. S. dos. (2017). <b&gt;Polarização e população: apontamentos teóricos. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(1), 33-41. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i1.33328
Seção
Economia