<b>A aprendizagem baseada em problemas (ABP) como metodologia de ensino na disciplina de embriologia na visão do aluno

Palavras-chave: metodologias ativas de ensino, aula expositiva tradicional, motivação e percepção de aprendizagem, biomedicina.

Resumo

O método de ensino da aula expositiva tradicional, baseado na passividade do aluno, tem sido repensado e questionado ao longo dos últimos anos, desde os níveis básicos até a pós-graduação. Entre as metodologias ativas mais utilizadas encontra-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O objetivo deste estudo foi comparar a motivação e a percepção de aprendizado em alunos na disciplina de embriologia após aulas expositivas tradicionais e após encontros no modelo pedagógico da ABP. Após a discussão dos temas, os alunos responderam a um questionário e os dados coletados foram tabulados e comparados por meio do teste qui-quadrado. Os resultados nos permitem concluir que, a partir do delineamento experimental proposto, os alunos avaliaram melhor o método tradicional e consideram que aprendem mais em aulas expositivas do que na aprendizagem baseada em problemas. No que se refere à motivação para realizar trabalhos em equipe, comuns na técnica da ABP, não observamos diferenças significativas na comparação dos alunos que responderam ao questionário antes e após a metodologia ativa, sinalizando que a atividade do ABP não alterou o ponto de vista dos alunos a respeito dos trabalhos em equipe.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Polyana Antunes Godinho, Universidade Positivo
Bacharel em biomedicina pela Universidade Positivo
Nicolle Portela Oleniki, Universidade Positivo
Bacharel em biomedicina pela Universidade Positivo
Andréa Maria Baroneza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Administradora de empresas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana-Pr, mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
José Eduardo Baroneza, Universidade Positivo
Bacharel em biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em biologia celular e molecular pela Universidade de São Paulo e doutor em biologia celular e molecular pela Universidade Federal do Paraná. Professor adjunto da Universidade Positivo, Curitiba-Pr.
Publicado
2017-12-27
Como Citar
Godinho, P. A., Oleniki, N. P., Baroneza, A. M., & Baroneza, J. E. (2017). <b&gt;A aprendizagem baseada em problemas (ABP) como metodologia de ensino na disciplina de embriologia na visão do aluno. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(3), 327-332. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i3.35350
Seção
Educação