<b>A internacionalizacao das médias empresas brasileiras
Resumo
Este estudo tem como objetivo geral compreender como ocorreu o processo de internacionalização de duas médias empresas. Especificamente, identificar as estratégias, as motivações, os facilitadores, os dificultadores e os benefícios deste processo. Esta é uma pesquisa descritivo-qualitativa que utilizou como método o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes das duas empresas estudadas (Alfa e Beta). As entrevistas foram transcritas e, posteriormente, examinadas por meio da técnica de análise de conteúdo. O processo de internacionalização da empresa Alfa ocorreu desde o início de suas operações e o da empresa Beta, gradualmente. As duas empresas utilizaram estratégias de exportação. Um aspecto que merece destaque é o fato de que, nos dois casos pesquisados, as empresas realizaram IDE do tipo greenfield. Cabe ressaltar que não era esperado que PMEs tivessem subsidiárias em outros países, visto que o processo de internacionalização de empresas brasileiras ainda é muito recente.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.