<b>Naturalismo moral no <i>Lucullus</i> de M. T. Cícero: a <i>virtutum cognitio</i> e a <i>perspicui adsensio</i> contra o ceticismo de Carnéades de Cirene

  • Bruno Rodrigo Dambros Universidade Hebraica de Jerusalém
Palavras-chave: epistemologia moral, jusnaturalismo, filosofia romana, Cícero, moral.

Resumo

 

Neste artigo tratamos de dois trechos do texto Lucullus de Cícero –  Lucullus VIII 23 e XII 38-39 – onde há a apresentação de dois importantes conceitos para a compreensão de sua querela com o ceticismo de Carnéades de Cirene, a saber, as noções de virtutum cognitio e de perspicui adsensio. Após uma introdução onde situamos o texto de Lucullus dentro do contexto dos Academica e de sua íntima relação com o tema da lex naturalis, na primeira seção mostramos como Cícero se alinha com a tese socrática sobre a relação entre conhecimento e virtude. Na segunda seção tratamos da virtutum cognitio como uma noção moral conatural prévia à especulação. E na terceira seção tratamos da perspicui adsensio como uma noção predecessora da ação moral. Concluímos reiterando que estes dois trechos em questão devem ser compreendidos dentro do tema geral da epistemologia moral ciceroniana, que inclui seu jusnaturalismo, pondo-o, assim, como um autêntico naturalista moral.

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Biografia do Autor

Bruno Rodrigo Dambros, Universidade Hebraica de Jerusalém

Bacharel em Ciências Sociais pela UFSC

Mestre em Filosofia pela UFPEL

Doutorando em FIlosofia pela UFPR

Membro do Grupo de PEsquisa "Razão Prática e moral" da UFPEL

Editor Assistente da Revista "Seara Filosófica" da UFPEL

Publicado
2018-11-27
Como Citar
Dambros, B. R. (2018). <b>Naturalismo moral no <i>Lucullus</i> de M. T. Cícero: a <i>virtutum cognitio</i> e a <i>perspicui adsensio</i&gt; contra o ceticismo de Carnéades de Cirene. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(3), e38238. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i3.38238
Seção
Filosofia