<b>Naturalismo moral no <i>Lucullus</i> de M. T. Cícero: a <i>virtutum cognitio</i> e a <i>perspicui adsensio</i> contra o ceticismo de Carnéades de Cirene
Resumo
Neste artigo tratamos de dois trechos do texto Lucullus de Cícero – Lucullus VIII 23 e XII 38-39 – onde há a apresentação de dois importantes conceitos para a compreensão de sua querela com o ceticismo de Carnéades de Cirene, a saber, as noções de virtutum cognitio e de perspicui adsensio. Após uma introdução onde situamos o texto de Lucullus dentro do contexto dos Academica e de sua íntima relação com o tema da lex naturalis, na primeira seção mostramos como Cícero se alinha com a tese socrática sobre a relação entre conhecimento e virtude. Na segunda seção tratamos da virtutum cognitio como uma noção moral conatural prévia à especulação. E na terceira seção tratamos da perspicui adsensio como uma noção predecessora da ação moral. Concluímos reiterando que estes dois trechos em questão devem ser compreendidos dentro do tema geral da epistemologia moral ciceroniana, que inclui seu jusnaturalismo, pondo-o, assim, como um autêntico naturalista moral.
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