A questão da educação na obra de Martinho Lutero
Resumo
Lutero não teve uma preocupação explícita com a questão da educação. Em seus escritos, ela é necessária, mas subsidiária da teologia e da religião. Sua pregação da universalização da leitura é ligada à idéia de salvação. Aqui reside uma das bases da pedagogia moderna, que é mais centrada no indivíduo, e também uma das “bandeiras de luta” mais importantes para os reformadores posteriores a Lutero: a educação. Religião e educação são inseparáveis em sua doutrina. A idéia do sacerdócio universal de todos os crentes, que faz laicizar o múnus sacerdotal, transformando-o em ofício civil, é uma das mais importantes contribuições de Lutero ao pensamento moderno. A articulação de seu pensamento também se fez pela confluência de idéias resistentes aos métodos de ensino e aprendizagem usuais nas universidades européias de então. A escolástica, apesar de ainda dominante nos meios acadêmicos, esgotava-se como modelo crítico. A compreensão da relação que ele fez entre poder espiritual e temporal permite-nos compreender também sua concepção de educação, que acabou se transformando numa das idéias mais caras da modernidade.Downloads
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