A questão da educação na obra de Martinho Lutero

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo UEM
Palavras-chave: filosofia da educação, Reforma Protestante, século XVI, Martinho Lutero, história da educação

Resumo

Lutero não teve uma preocupação explícita com a questão da educação. Em seus escritos, ela é necessária, mas subsidiária da teologia e da religião. Sua pregação da universalização da leitura é ligada à idéia de salvação. Aqui reside uma das bases da pedagogia moderna, que é mais centrada no indivíduo, e também uma das “bandeiras de luta” mais importantes para os reformadores posteriores a Lutero: a educação. Religião e educação são inseparáveis em sua doutrina. A idéia do sacerdócio universal de todos os crentes, que faz laicizar o múnus sacerdotal, transformando-o em ofício civil, é uma das mais importantes contribuições de Lutero ao pensamento moderno. A articulação de seu pensamento também se fez pela confluência de idéias resistentes aos métodos de ensino e aprendizagem usuais nas universidades européias de então. A escolástica, apesar de ainda dominante nos meios acadêmicos, esgotava-se como modelo crítico. A compreensão da relação que ele fez entre poder espiritual e temporal permite-nos compreender também sua concepção de educação, que acabou se transformando numa das idéias mais caras da modernidade.

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Biografia do Autor

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, UEM
CEZAR DE ALENCAR ARNAUT DE TOLEDO CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EM 1996. ATUALMENTE E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA. PUBLICOU 23 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 15 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 13 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NAS AREAS DE EDUCACAO, FILOSOFIA E HISTORIA. ENTRE 1990 E 2003 COORDENOU 4 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM HISTORIA DA EDUCACAO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 26 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: SECULO XVI, EDUCACAO, EDUCACAO BRASILEIRA, FILOSOFIA DA EDUCACAO, SECULO XX, LEGISLACAO EDUCACIONAL, RENASCIMENTO, FILOSOFIA POLITICA, RELIGIAO E CIENCIA POLITICA Currículo Lattes
Publicado
2008-07-02
Como Citar
Arnaut de Toledo, C. de A. (2008). A questão da educação na obra de Martinho Lutero. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 129-135. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4199
Seção
Educação