Desigualdade na distribuição de renda nos municípios do estado de Minas Gerais
Resumo
O presente estudo tem como objetivo demonstrar a desigualdade na distribuição de renda dos municípios do estado de Minas Gerais com base nos dados dos Censos Demográficos dos anos de 1991, 2000 e 2010. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de abordagem quantitativa, classificada quantos aos objetivos em descritiva, e quanto aos procedimentos em documental. A variável utilizada para a apresentação de dados referentes à desigualdade da distribuição de renda foi o coeficiente de Gini, obtido no Atlas do Desenvolvimento Humano. Foram coletados dados para os anos de 1991, 2000 e 2010 e realizada a análise de mapas coropléticos do coeficiente de Gini dos municípios do estado de Minas Gerais através de recursos cartográficos utilizando cartogramas construídos pelo método coroplético. Constatou-se que no ano de 1991 havia 18 (2,11%) municípios com altíssima concentração de renda. No ano 2000, este número subiu para 77 (9,03%) dos 853 municípios do estado de Minas Gerais. Já em 2010, este número foi reduzido para 42 (4,92%). Isso quer dizer que a concentração de renda e desigualdade na distribuição da mesma aumentou do ano de 1991 para o ano 2000, e foi reduzido deste para o ano 2010, sinalizando que na ‘década inclusiva’ (2000-2010), a renda destas localidades passou a ser distribuída de forma mais equitativa.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.