Uma comparação entre dialética do conhecimento de Prado Júnior e história cognitiva de Lent: uma oposição à gnosiologia
Resumo
A perquirição sobre como pensamos e construímos conhecimento sempre foi central para a filosofia. Diversas teorias já sugeriram a influência do poder das classes dominantes e da linguagem na forma como as sociedades reproduzem ideias e conceitos injustos, ineficientes e até mesmo insustentáveis do ponto de vista ambiental e das futuras gerações. De maneira inédita e procurando atualizar o debate, este artigo se debruça sobre duas reflexões de contextos distintos acerca dessa temática. Objetiva verificar a pertinência em atribuir a um mesmo tipo de epistemologia a dialética do conhecimento e a história cognitiva, propostas, respectivamente, por Caio Prado Júnior e Jeremy Lent. A escolha em comparar as ideias dos dois autores – o primeiro com obra publicada em 1963 no Brasil e o segundo em 2017 nos Estados Unidos – se deve à semelhança de algumas de suas formulações de fundo ao mesmo tempo em que partem de perspectivas muito diferentes. Visando atingir o objetivo anunciado, este trabalho apresenta um estudo comparativo entre ambas as proposições. Ao final, sobressai-se que, apesar das diferenças, os dois autores denunciam vieses da gnosiologia e indicam que a abordagem mais adequada para a construção do conhecimento é aquela que contemple a interação entre sujeito e objeto do pensamento como um processo complexo, sistêmico e relacional.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.