Auto-Organização: uma pequena revisão e rápida proposta de utilização
Resumo
A auto-organização é um processo que tem sido largamente discutido em diversas áreas de estudo e articulado com um número cada vez maior de áreas do conhecimento. O foco deste artigo é realizar uma revisão dos principais conceitos de auto-organização como auto-organização primária, secundária, atratores e elementos formadores, além de outros conceitos relacionados a esses como, por exemplo, determinismo e autopoiesis. Para isso, será revisada, rapidamente, a proposta de autores clássicos no que diz respeito à investigação do tema, como Ashby e Von Foerster, com uma atenção especial para a posição de Michael Debrun. Um ponto secundário deste artigo, que está mais disposto, concisamente, no final do texto, consiste em refletir sobre a possibilidade de aplicação dos conceitos de auto-organização aos estudos da prática científica. Quando é avaliada a potencialidade de se estudar a ‘ciência’, a partir de uma abordagem auto-organizacional, é possível perceber como ela parece ser frutífera e versátil.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.