A sociedade contemporânea à luz da ética informacional

  • João Antonio de Moraes Faculdade João Paulo II / Fundação Educacional de Penápolis / Instituto Federal de São Paulo
  • Rafael Rodrigues Testa Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: sociedade da informação; tecnologias digitais; privacidade informacional; arrogância epistêmica; divisão digital.

Resumo

Qual o lugar da filosofia nos dias atuais? Diante das inúmeras respostas possíveis a esta questão, nos debruçaremos em alguns tópicos que podemos inserir na chamada Ética Informacional, um ramo de investigação filosófico-interdisciplinar relativamente recente que discute problemas oriundos da relação ser humano/tecnologias digitais. Temas como privacidade informacional, arrogância epistêmica e divisão digital serão discutidos e relacionados, com o intuito de ilustrar o papel da filosofia na compreensão da complexidade inerente às dinâmicas sociais no contexto da sociedade da informação. Argumentaremos que pensar o mundo contemporâneo a partir do viés da ética informacional se faz cada dia mais imprescindível para que possamos entrar em sintonia com as rápidas mudanças que a revolução informacional impõe à vida em sociedade e não sermos levados pelas enxurradas informacionais que presenciamos diariamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-15
Como Citar
Moraes, J. A. de, & Testa, R. R. (2020). A sociedade contemporânea à luz da ética informacional. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 42(3), e56496. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v42i3.56496
Seção
Filosofia