O ensino de Fisioterapia, o cuidado e a ciência: práticas e tensionamentos contemporâneos
Resumo
A Fisioterapia nasceu como uma ocupação e tornou-se uma profissão de nível superior, implicando na necessidade de adaptação aos preceitos da ciência moderna. O objetivo deste artigo é discutir o papel da educação científica na formação do fisioterapeuta em função da natureza do conhecimento da prática e da relativização do papel da ciência no cuidado. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com observações de campo e entrevistas em profundidade, sendo os dados interpretados por análise de conteúdo. Como resultado verificou-se que o ensino de Fisioterapia é performado por meio da intermediação entre o científico e o não científico. A despeito de uma gradual incorporação da ciência, a ligação com o conhecimento tácito e o saber-fazer permanecem impregnados. Compreende-se que o ensino de Fisioterapia, resguardando suas importantes peculiaridades, tem oferecido integralidade ao cuidado em saúde, expondo a prática através de um potente caleidoscópio humanístico.
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