The red death: American exceptionalism and U.S.S.R. representations in Marvel’s Black Widow
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar representações da U.S.S.R. no filme Viúva Negra, da Marvel (2021). Este objeto foi escolhido porque ele fornece uma perspectiva dos E.U.A. acerca de uma protagonista soviética – que ganha a chance de contar sua “própria” história. Mais especificamente, apesar da história de Natasha Romanoff (a Viúva Negra) ser o centro da narrativa, o foco analítico é outro personagem: Alexi Alanovich Shostakov, o Guardião Vermelho (a versão da União Soviética do Capitão América). Isto é, ainda que a protagonista, bem como outras questões relacionadas a sua história, seja, por vezes, abordada no estudo, a história de Alexi é privilegiada, já que ele surge como um ícone obsoleto da guerra ideológica entre Estados Unidos e União Soviética. O inimigo do mundo, já por muito tempo, segue sendo a ameaça vermelha. Talvez mais do que nunca, tudo que diverge do status quo é considerado “coisa de comunista”. Deste modo, de uma maneira mais abrangente, esse estudo investiga se e de que maneira esse anticomunismo, que data da Guerra Fria, também tem sido disseminado através da construção dos super-heróis da Marvel e de seus adversários.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.