O pensamento racial de Darcy Ribeiro e a ‘dialética da ninguendade’

  • Adelia Miglievich-Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: brasilidade; negro multidão; racismo; O povo brasileiro; ninguendade.

Resumo

O artigo propõe examinar o pensamento racial de Darcy Ribeiro como intérprete da brasilidade. Em primeiro lugar, articula o debate entre ele e Gilberto Freyre, apresentando uma análise do prefácio de Darcy à edição espanhola de Casa-grande e senzala, publicada pela Biblioteca Ayacucho, na Venezuela em 1979. Observa-se o humor cáustico do prefaciador em face da “antropologia colonialista” do escritor pernambucano, acentuando as incompatibilidades metodológicas e ideológicas entre ambos. Em seguida, revisita-se O povo brasileiro, obra icônica, para explanar acerca da perspectiva materialista histórica dialética que embasa Darcy na construção da ideia de miscigenação de um ponto de vista oposto a Freyre, em que esta não é sinônimo de harmonia. Ao invés do elogio ao ‘bom colonizador’ e à ordem autoritária, Darcy parte da violência como ‘fato colonial’ que interrompe o curso das matrizes étnicas ‘tupi’, ‘lusa’ e ‘afro’, resultando no completo desamparo do primeiro brasileiro, o ‘brasilíndio’, que, da ‘ninguendade’, renasce dialeticamente como ‘povo novo’, uma civilização única e autônoma: a utopia. Conclui-se pela implausibilidade da negação do racismo para Darcy ou sua adesão ao ‘mito da democracia racial’, em que pese o foco nas desigualdades sociais o afastar da intelectualidade do TEN (Teatro Experimental do Negro), para dar centralidade ao ‘negro multidão’, à classe e à democracia social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bicudo, V. L.(2010). Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. Sociologia e Política.

Fernandes, F. (2008a). A integração do negro na sociedade de classes (Vol. 1). Globo.

Fernandes, F. (2008b). A integração do negro na sociedade de classes (Vol. 2). Globo.

Freyre, G. (2013). Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. Global.

Gonzalez, L. (1984). Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, 1(1), 223-244.

Maio, M. C. (1999). O projeto Unesco e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 14(41), 141-158. https://doi.org/10.1590/S0102-69091999000300009

Miglievich-Ribeiro, A. M. (2024). Darcy Ribeiro, civilisation and nation: social theory from Latin America. Routledge.

Moura, C. (1988). Sociologia do negro brasileiro. Editora Ática.

Moura, C. (1977). O Negro: de bom escravo a mau cidadão?. Conquista.

Nogueira, O. (1955). Relações raciais no município de Itapetininga. In R. Bastide, & F. Fernandes (Orgs.), Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo (pp. 362-554). Unesco-Anhembi.

Rama, Á. (1998). La riesgosa navegación del escritor exiliado. Arca.

Ribeiro, D. (1970). As Américas e a civilização processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos. Civilização Brasileira.

Ribeiro, D. (1978). Os brasileiros (Vol. 1, Teoria do Brasil). Vozes.

Ribeiro, D. (1988). O Dilema da América Latina: estruturas de poder e forças insurgentes. Vozes.

Ribeiro, D. (1991). Carta: falas, reflexões, memórias, 1(1).

Ribeiro, D. (1994). Ser negro. Carta: Falas, Reflexões, Memórias, 13(1), 11-18.

Ribeiro, D. (1995), O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. Cia das Letras.

Ribeiro, D. (1996). Os índios e a civilização. A integração das populações indígenas no Brasil moderno. Cia. das Letras.

Ribeiro, D. (2001). O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural. Companhia das Letras.

Segato, R. (2006). O Édipo brasileiro: a dupla negação de gênero e raça. Editora da Universidade de Brasília.

Ribeiro, D. (2008). Brasil – Brasis. In I. G. Ferraz (Org.), Darcy Ribeiro. Utopia Brasil (pp.21-36). Hedra.

Vilas Bôas, G. (2004). Casa grande e terra grande, sertões e senzala: duas interpretações do Brasil. Iberoamericana. América Latina-España-Portugal, 4(13), 24-37. https://doi.org/10.18441/ibam.4.2004.13.23-37

Publicado
2025-07-03
Como Citar
Miglievich-Ribeiro, A. (2025). O pensamento racial de Darcy Ribeiro e a ‘dialética da ninguendade’. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 47(1), e68389. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v47i1.68389
Seção
Ciências Sociais