Comunidades Kokama na tríplice fronteira amazônica Brasil/Peru/Colômbia: contextos e uso da agrobiodiversidade
Resumo
Este artigo visa refletir acerca do etnoconhecimento das populações tradicionais e seu emprego nas formas de uso da agrobiodiversidade. Especificamente, concentramos nossa investigação nos Kokama do Alto Solimões, Amazonas. As práticas tradicionais indígenas, que caracterizam o seu modo de vida, formam o tema base da pesquisa, em comunidades localizadas próximo ou distante as áreas urbanas. Com a intenção de coletar um maior número de informações para atender os objetivos do presente estudo, realizamos levantamento e revisão bibliográfica, pesquisa de campo e organização dos dados coletados. Os resultados obtidos na pesquisa revelam que, nas comunidades Kokama do Alto Solimões, a agricultura, ou atividade agrícola, é uma das principais fontes de subsistência. A realização da agricultura possibilita um diálogo entre o etnoconhecimento e a agrobiodiversidade, fundamental em razão da exequibilidade dos resultados para as famílias Kokama, que cultivam uma diversidade de espécies anualmente, como banana, mandioca, macaxeira e outras, incluindo a presença de cultivares de ciclo curto. Além do mais, a utilização da agrobiodiversidade desvela as formas de transmissão do etnoconhecimento que se dá pela oralidade ou prática de geração em geração, o que ressalta a importância da manutenção desse conhecimento pela prática do modo de vida e fortalecimento da cultura.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.