Contabilidade sazonal para gerir receitas causadas pela sazonalidade da cheia na Comunidade São Francisco, na Ilha da Costa da Terra Nova-AM: avaliação de impactos
Resumo
As habilidades e adaptabilidades dos ribeirinhos (camponeses) da comunidade de São Francisco na Costa da Ilha de Terra Nova – Careiro da Várzea-Amazonas, ante os eventos sazonais relacionados à vazante/seca e à enchente/cheia na comunidade, desempenham um papel fundamental pois possibilitam que eles, que precisam permanecer em suas propriedades, possam retirar do rio e da floresta o sustento e a renda necessários para sua subsistência. Nossa pesquisa observa como esses ribeirinhos se adaptam às condições sazonais, permitindo que continuem vivendo na região. Uma das estratégias de adaptação adotadas por eles é a construção das residências em locais mais elevados da comunidade, e a uma distância de 1,30 metros do solo, afastadas das margens do rio onde a força da natureza é mais intensa. Dessa forma, eles conseguem estabelecer suas famílias e conviver harmoniosamente com a floresta e o rio. Esses ribeirinhos aprenderam a lidar com as limitações e desafios impostos pelo ambiente, ajustando seus modos de vida para garantir sua subsistência por meio da exploração dos recursos naturais disponíveis na região. Nossa pesquisa também analisou a geração de receita resultante da utilização desses recursos naturais, através de entrevistas e preenchimento de formulários. Constatamos que as práticas de uso dos recursos são baseadas no trabalho em família, sendo os próprios ribeirinhos responsáveis pela gestão dos sistemas produtivos. Um resultado significativo de nossa pesquisa revela que há um aumento de 32,50% da receita bruta durante o período de cheia, em comparação com outros momentos do ano. Isso representa um resultado positivo para as atividades agrícolas e de produção familiar, que, somadas aos benefícios recebidos do Estado, contribuem para melhorar as condições de vida da comunidade.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.