Uso de agrotóxicos na agricultura familiar: percepção de risco e comportamento dos agricultores familiares do Vale do Salitre, Juazeiro-BA
Resumo
Atualmente a agricultura apresenta dependência do uso de agrotóxicos em campo, inclusive na agricultura de base familiar. Tal situação traz um alerta sobre como esses produtos químicos estão sendo utilizados e sobre os seus efeitos quanto à saúde do trabalhador e quanto ao meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho visou avaliar os conhecimentos, as atitudes e as práticas dos agricultores familiares da União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), no que diz respeito à utilização segura dos agrotóxicos e ao descarte das embalagens vazias. Foram aplicados questionários semiestruturados, através de entrevistas, para 31 agricultores familiares, maiores de 18 anos e que faziam uso de agrotóxicos. Os questionários tratavam de questões relacionadas ao processo produtivo, uso de agrotóxicos, comportamentos dos agricultores em relação aos agrotóxicos e descarte das embalagens. Os dados foram tratados através da estatística descritiva, aplicação do método de agrupamento de Ward e coeficiente de correlação de Person. Os resultados mostram que a maior parte dos agricultores familiares fazem uso de 2 ou 3 agrotóxicos diferentes e não respeitam o período de carência para novas aplicações. Apesar da boa percepção de risco, uma vez que 100% dos agricultores afirmaram que os agrotóxicos podem causar prejuízos para a sua saúde, apenas 61% deles fazem uso de algum EPI. Foi possível observar que existe uma correlação negativa (-0,36152), com significância de 5%, entre a idade dos agricultores e o número de agrotóxicos utilizados. Em relação a destinação das embalagens vazias de agrotóxicos, verificou-se que apenas 10% dos participantes faziam a devolução das embalagens aos postos de venda. É possível afirmar que a percepção de risco dos agricultores participantes não se traduz em comportamentos seguros no manejo dos agrotóxicos. Logo, é necessária a implantação de programas de treinamentos contínuos que abordem questões relativas à produção, comercialização, proteção individual e proteção ambiental nessa região.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.