Noções Iorubás de saúde, doença e cura
Resumo
Neste artigo foram estabelecidos como principais objetivos caracterizar as noções de saúde, doença e cura dos iorubás da Nigéria (África Ocidental) e realizar um confronto entre essa etnomedicina e a medicina ocidental moderna, baseada em evidências, dado o fato de essas duas práticas medicinais conviverem em território africano. Considerado o fato de ser volumoso o conjunto de dados a articular, como metodologia de tratamento desses dados optou-se pela realização de um estudo bibliográfico. Os resultados evidenciam a existência de elementos favoráveis e elementos desfavoráveis tanto na oferta de serviços médicos feita pela medicina tradicional iorubá quanto na oferta de serviços médicos feita pela medicina ocidental moderna. Reconhecer os desafios implicados nessa coexistência de duas racionalidades médicas em um mesmo território geográfico e sociocultural parece ser fundamental para a integração desses saberes e dessas práticas médicas em benefício dos ocupantes desse território. Conclui-se que a integração é viável e mutuamente benéfica e é enfatizada a relevância de estudos etnopsicológicos sobre esse encontro humano.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.