<b>Leitura e análise lingüística: diagnóstico e proposta de intervenção</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.730

  • Alba Maria Perfeito UEL
  • Sandra Regina Cecilio UEL
  • Terezinha da Conceição Costa Hübes UEL
Palavras-chave: pesquisa sobre ensino gramatical, diagnóstico de pesquisa, proposta de intervenção, concepções de linguagem

Resumo

O presente trabalho apresenta dados oriundos do projeto de pesquisa de cunho processual e etnográfico Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema (UEL), que assinala o processo de diagnóstico e discute proposta de intervenção no trabalho pedagógico do professor das séries finais do ensino fundamental sobre o gênero discursivo/artigo de opinião. Assim, abordamos diagnósticos realizados em quatro séries do ensino fundamental em escolas públicas das cidades de Londrina e Maringá, Estado do Paraná. O material analisado constituiu-se elemento deflagrador do processo de intervenção: a contextualização do ensino gramatical às atividades de leitura, de produção/refacção textual, a partir das necessidades e/ou dificuldades docentes, que leva em conta a(s) concepção(ões) de linguagem que – consciente ou inconscientemente – os professores de Língua Portuguesa podem assumir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Maria Perfeito, UEL
Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas e Literaturas Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora adjunto 2 da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, atuando, principalmente, com os seguintes temas: ensino-aprendizagem de leitura, de gramática e de produção textual em língua portuguesa. Seu projeto de pesquisa refere-se à análise lingüística contextualizada às práticas de leitura e de produção textual. Currículo Lattes
Publicado
2008-02-25
Como Citar
Perfeito, A. M., Cecilio, S. R., & Hübes, T. da C. C. (2008). <b>Leitura e análise lingüística: diagnóstico e proposta de intervenção</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.730. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 29(2), 137-149. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v29i2.730
Seção
Linguística