<b>Leitura e análise lingüística: diagnóstico e proposta de intervenção</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.730
Resumo
O presente trabalho apresenta dados oriundos do projeto de pesquisa de cunho processual e etnográfico Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema (UEL), que assinala o processo de diagnóstico e discute proposta de intervenção no trabalho pedagógico do professor das séries finais do ensino fundamental sobre o gênero discursivo/artigo de opinião. Assim, abordamos diagnósticos realizados em quatro séries do ensino fundamental em escolas públicas das cidades de Londrina e Maringá, Estado do Paraná. O material analisado constituiu-se elemento deflagrador do processo de intervenção: a contextualização do ensino gramatical às atividades de leitura, de produção/refacção textual, a partir das necessidades e/ou dificuldades docentes, que leva em conta a(s) concepção(ões) de linguagem que – consciente ou inconscientemente – os professores de Língua Portuguesa podem assumir.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.