<b>Especismo e a percepção dos animais</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.7827

  • Fábio Luiz Zanardi Coltro UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
  • Yoshiya Nakagawara Ferreira UEL - Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: especismo, ética, meio ambiente

Resumo

EspecHá limites para o modo como os seres humanos podem tratar legitimamente os animais não-humanos? Ou podemos tratá-los de qualquer maneira que nos agrade? Se há limites, quais são eles? São suficientemente fortes, como algumas pessoas supõem, para nos levarem a não ser especista e a diminuir, se não mesmo eliminar, o nosso uso de animais não-humanos em experiências “científicas” pensadas para nos beneficiar? Para avaliar completamente esta questão, vou contrastá-la com duas questões diferentes: há limites para o modo como podemos tratar legitimamente as pedras? E: há limites para o modo como podemos tratar legitimamente outros seres humanos? Essas questões estão ligadas ao conceito do especismo, neologismo criado por Richard Ryder em 1970 para descrever a relação de preconceito de uma espécie em relação à outra. A forma mais comum de especismo é o animal, onde uma espécie (seres Humanos) tem uma relação preconceituosa com outra espécie (seres não-humanos). Esse trabalho busca esclarecer como nós, seres-humanos percebemos outras espécies e como agimos em relação ao outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Zanardi Coltro, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
Graduado em Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Parana (2001), Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Atualmente é professor mestre da Universidade Norte do Parana e professor temporário da Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisa na área de Consumo Sustentável, Marketing Verde e Responsabilidade Sócio-ambiental.Também é pesquisador da área de bioética, em especial para a Ética Animal e Ética Ambiental. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em MARKETING E PROPAGANDA, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, meio ambiente, bioética animal, conhecimento científico e tecnológico e ética.
Publicado
2011-04-06
Como Citar
Coltro, F. L. Z., & Ferreira, Y. N. (2011). <b>Especismo e a percepção dos animais</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.7827. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 33(1), 75-80. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v33i1.7827
Seção
Filosofia e Educação