<b>Estratégias de institucionalização das Universidades Públicas Estaduais Paranaenses</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.9892
Resumo
As instituições sociais, principalmente as universidades, representam adequado mecanismo para a retenção, desenvolvimento e disseminação da ciência, cultura e tecnologia na sociedade. Circunscrever e compreender como se processa a institucionalização de universidades e suas transformações apresenta-se como tema relevante. O objetivo deste estudo foi identificar, estudar e apresentar, - a partir da percepção de informantes-chave, - as estratégias utilizadas no processo de institucionalização no contexto das universidades públicas estaduais paranaenses. Assim sendo, foi adotada a concepção subjetiva do ambiente, embasada nas contribuições da Teoria Institucional, da Estratégia e dos atores sociais. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, descritiva e seccional com perspectiva longitudinal, desenvolvida por um estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados de forma primária e secundária. A análise das entrevistas e seus resultados apontam para: (a) possibilidade de haver aderência entre as estratégias utilizadas e sua implementação na forma de institucionalização das universidades públicas estaduais paranaenses no período em que o informante-chave esteve à frente da instituição; (b) aderência entre ação e resultados quando confrontados com a respectiva perspectiva conceitual utilizada no contexto das ciências administrativas e neste, especificamente no espaço do estudo de estratégias.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.