Editorial

  • José Roberto Pinheiro de Mello

Resumo

Com o advento do Plano Real, o ambiente de transformações econômicas ensejava o debate entre os acadêmicos, sendo que nesse contexto surge o projeto de ensino originalmente intitulado de “Estudos e Análises da Conjuntura Econômica Brasileira”, com o intuito de criar um fórum de discussão sobre a conjuntura econômica brasileira entre os estudantes do curso de ciências econômicas da Universidade Estadual de Maringá.

O projeto foi dimensionado, inicialmente, no formato de grupos de estudo  com divulgação dos trabalhos produzidos em palestras, seminários ou debates. Na fase inicial do projeto destaca-se a disseminação de informações acerca das principais características do novo plano econômico em curso, o Plano Real.  Um próximo passo foi a publicação de um boletim trimestral contendo os resultados dos trabalhos de cada subgrupo, que se concretizou com a impressão da primeira edição do Boletim Conjuntura Econômica, em julho de 1996, com a análise conjuntural do período de janeiro a maio daquele ano. Nesse ínterim, o caráter permanente do projeto de ensino foi um fator fundamental para garantir o estudo sequencial de uma série de variáveis econômicas relevantes.

Apesar de surgir como projeto de ensino, a análise da conjuntura econômica brasileira concilia aspectos relacionados com a pesquisa e a extensão. Nesse contexto, para agregar os  ciclos de debates que eram realizados desde 2001, surge o projeto de extensão Conjuntura Econômica Brasileira: Divulgação de Análises, composto pelos seguintes grupos de análise: agropecuária, atividade econômica, política fiscal, política monetária, preços e setor externo.  Desse modo, ao longo de 20 anos o Projeto Conjuntura Econômica tornou-se um importante fórum de debate, solidificando os conhecimentos  dos estudantes,  aumentando a interação entre os estudantes, gerando também um efeito multiplicador com benefícios para a comunidade externa.  Ao longo desse período o projeto contou com a participação de mais de 500 estudantes de economia e de outros cursos da UEM, inclusive com a participação de estudantes de outras instituições. Enfim, são muitos os frutos colhidos por esse projeto, e o atual Sumário Executivo marca a comemoração desses 20 anos de história.


EQUIPE TÉCNICA

Projeto Gráfico e Design: Podium Comunicação.  Arte da Capa e entre capítulos: Breno Thomé Ortega e Julyerme Matheus Tonin. Revisão Textual e Gramatical: Beatriz Assumpção. Editorial: José Roberto Pinheiro de Mello. Suporte Técnico: Júlia Vicente da Guarda, Ligya de Souza Moraes, Maria Cristina Ribeiro e Samarina de Abreu Bonatto. Impressão e Acabamento: Gráfica Regente

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-25
Seção
Editorial