Editorial
Resumo
Com o advento do Plano Real, o ambiente de transformações econômicas ensejava o debate entre os acadêmicos, sendo que nesse contexto surge o projeto de ensino originalmente intitulado de “Estudos e Análises da Conjuntura Econômica Brasileira”, com o intuito de criar um fórum de discussão sobre a conjuntura econômica brasileira entre os estudantes do curso de ciências econômicas da Universidade Estadual de Maringá.
O projeto foi dimensionado, inicialmente, no formato de grupos de estudo com divulgação dos trabalhos produzidos em palestras, seminários ou debates. Na fase inicial do projeto destaca-se a disseminação de informações acerca das principais características do novo plano econômico em curso, o Plano Real. Um próximo passo foi a publicação de um boletim trimestral contendo os resultados dos trabalhos de cada subgrupo, que se concretizou com a impressão da primeira edição do Boletim Conjuntura Econômica, em julho de 1996, com a análise conjuntural do período de janeiro a maio daquele ano. Nesse ínterim, o caráter permanente do projeto de ensino foi um fator fundamental para garantir o estudo sequencial de uma série de variáveis econômicas relevantes.
Apesar de surgir como projeto de ensino, a análise da conjuntura econômica brasileira concilia aspectos relacionados com a pesquisa e a extensão. Nesse contexto, para agregar os ciclos de debates que eram realizados desde 2001, surge o projeto de extensão Conjuntura Econômica Brasileira: Divulgação de Análises, composto pelos seguintes grupos de análise: agropecuária, atividade econômica, política fiscal, política monetária, preços e setor externo. Desse modo, ao longo de 20 anos o Projeto Conjuntura Econômica tornou-se um importante fórum de debate, solidificando os conhecimentos dos estudantes, aumentando a interação entre os estudantes, gerando também um efeito multiplicador com benefícios para a comunidade externa. Ao longo desse período o projeto contou com a participação de mais de 500 estudantes de economia e de outros cursos da UEM, inclusive com a participação de estudantes de outras instituições. Enfim, são muitos os frutos colhidos por esse projeto, e o atual Sumário Executivo marca a comemoração desses 20 anos de história.
EQUIPE TÉCNICA
Projeto Gráfico e Design: Podium Comunicação. Arte da Capa e entre capítulos: Breno Thomé Ortega e Julyerme Matheus Tonin. Revisão Textual e Gramatical: Beatriz Assumpção. Editorial: José Roberto Pinheiro de Mello. Suporte Técnico: Júlia Vicente da Guarda, Ligya de Souza Moraes, Maria Cristina Ribeiro e Samarina de Abreu Bonatto. Impressão e Acabamento: Gráfica Regente
Downloads
Declaramos que os conteúdos apresentados nas análises são de nossa autoria e temos total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estamos cedendo os direitos autorais ao Departamento de Ciências Econômicas da UEM, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível para tal.