2 Atividade Econômica
Análises do primeiro semestre de 2021
Resumo
O PIB inicia o ano de 2021 com sinais de recuperação, com destaque para o segundo trimestre. Depois da forte queda no ano de 2020, puxado pelos serviços, a recuparação em 2021 no primeiro semestre parece estar associada à agropecuária, ao comércio e à industria, com destaque para a formação bruta de capital fixo. Em relação à industria e ao comércio o que merece destaque é o fato de que mesmo com os casos de covid-19 apresentando resultados piores para o primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, o desempenho para esses setores não foi tão ruim quanto os verificados na crise de 2015 e 2016. Isso parece sinalizar para uma retomada à normalidade, em especial com destaque para a vacinação da população brasileira que teve início nesse período. Já os serviços no Brasil, foi o setor que mais sentiu os efeitos da pandemia. Uma sinalização de recuperação do setor somente foi visualizada no segundo trimestre do ano.
Downloads
Referências
BANCO CENTRAL DO BRASIL (Bacen). Focus – Relatório de Mercado. Disponível em: http://www.bcb.gov.br
FUNDO MONETÀRIO INTERNACIONAL(FMI). Relatório para países e assuntos selecionados. Dispo-nível em: http://www.imf.org.
IBGE (Brasil). PMC: Pesquisa Mensal de Comércio. Disponível em:
IBGE. Contas Nacionais Trimestrais. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: nov. 2021
IBGE. Produção Industrial Mensal Física Regional –PIM- regional. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: nov. 2021
MANKIW, N. G. Medindo a Renda Nacio-nal. Introdução à Economia, tradução da 5ª edição Norte Americana. São Paulo: Cengage Learnig, 2012. p. 489-490.
Copyright (c) 2021 Boletim de Conjuntura Econômica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaramos que os conteúdos apresentados nas análises são de nossa autoria e temos total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estamos cedendo os direitos autorais ao Departamento de Ciências Econômicas da UEM, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível para tal.