Setor externo e comércio exterior
Resumo
No ano de 2022, a balança comercial brasileira registrou r ecordes históricos de exportações e importações e atingiu o seu maior valor de superávit comercial, que aumentou 21,4% ante 2021. Entretanto, o saldo em transações correntes teve uma ampliação de 23% em seu déficit, subindo de US$ -46,4 bilhões para US$ -57 bilhões. Essa deterioração ocorreu devido a expansão de 48,5% do déficit na conta de serviços, puxada principalmente pela elevação nas despesas com transportes e viagens internacionais, refletindo a expansão nos fluxos de comércio e turísticos. A contrapartida do déficit em transações correntes foi o maior influxo de capital externo, em especial os relacionados a investimento direto estrangeiro, que retomou patamares pré-Pandemia. Ao longo do ano a taxa nominal de câmbio Real/Dólar exibiu baixa volatilidade, mas acumulou apreciação real de 11,4%. Porém, o impacto da invasão russa à Ucrânia tem elevado os preços internacionais dos principais produtos de exportações brasileiros e ajudado no bom desempenho comercial do Brasil em 2022, assim contribuindo para aumentar o volume de negociações entre os principais parceiros comerciais do Brasil.
Downloads
Referências
MINISTRY OF COMMERCE, PEOPLE’S REPUBLIC OF CHINA. Disponível em:
TRADING ECONOMICS | 20 million INDICATORS FROM 196 COUNTRIES. Disponível em:
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Estatísticas – Tabelas especiais – Setor externo – BPM6 – Trimestral. Disponível em:
COMEX STAT – Sistema de estatística do comércio exterior. Dados consolidados. Disponível em:
BANCO CENTRAL DE LA REPÚBLICA ARGENTINA. Estadísticas. Disponível em: < https://www.bcra.gob.ar/PublicacionesEstadisticas/Principales_variables.asp>. Acesso em: 30 mai. 2023
INDEC. Estadísticas. Disponível em:
TRADING ECONOMICS. Indicators. Disponível em:< https://tradingeconomics.com/ >. Acesso em 2022.
WORLD BANK. Data Disponível em:< https://www.worldbank.org/en/home>. Acesso em 2022.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaramos que os conteúdos apresentados nas análises são de nossa autoria e temos total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estamos cedendo os direitos autorais ao Departamento de Ciências Econômicas da UEM, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível para tal.