<b>O zoneamento, conflitos e recategorização do parque municipal da lagoa do Peri, Florianópolis/SC</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i1.11542
Resumo
Neste trabalho pretendeu-se analisar o zoneamento atual do Parque Municipal da Lagoa do Peri, criado em 1981. Para identificar os diversos conflitos disseminados ao longo dos anos, foram usados levantamentos bibliográficos e cartográficos, confecção de mapas, além da realização de entrevistas com os agentes envolvidos. A ocupação irregular é o principal conflito identificado no Parque, dificultando sua implementação efetiva e gestão. Em relação ao enquadramento em uma das categorias do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), as categorias citadas durante a pesquisa foram Parque Nacional, Monumento Natural e Área de Proteção Ambiental. Com a recategorização, os órgãos competentes pretendem adequar o zoneamento na nova categoria e construir o Plano de Manejo de forma participativa, devendo atender aos objetivos de sua criação, minimizar os conflitos e facilitar a elaboração de estratégias de gestão em uma perspectiva socioambiental equilibrada.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.