UM ESTUDO GEOGRÁFICO SOBRE AS CASAS DE MADEIRA EM MARINGÁ-PR
Resumo
O assunto apresentado neste artigo significou o resgate de um tema tratado pela Geografia na década de 1940, e publicado na Revista Brasileira de Geografia, editada pelo Instituto Brasileiro de Geografia, na seção "Tipos e Aspectos do Brasil". A primeira etapa deste estudo foi elaborada considerando a observação acerca de uma peculiaridade encontrada na cidade de Maringá-PR, e que foi resultado da ocupação realizada na área pela colonização implementada. Referimos-nos à existência na paisagem urbana desta cidade das Casas de Madeira. Resultado desta observação, nossa preocupação com este tema deveu-se, em um primeiro momento, ao reconhecimento da necessidade de registro de um fato geográfico cuja tendência aponta ao desaparecimento, e posteriormente, por que o tema permitiu e favoreceu a caracterização de bairros e cidades localizadas na região estudada.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.