USO DE IMAGENS ORBITAIS DE MÉDIA RESOLUÇÃO E DE INDICADORES SÓCIO-ECONOMICO NA ANÁLISE DA DINAMICA DO USO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, ENTRE O PERÍODO DE 1987 e 2005

  • EDUARDO SOUZA DE MORAIS UEM
  • MANOEL LUIS DOS SANTOS UEM
Palavras-chave: Maringá, Uso do Solo, Análise Multitemporal, Sensoriamento Remoto

Resumo

Considerando as transformações ocorridas no espaço do município de Maringá e o livre acesso a imagens orbitais por intermédio de download na Internet, este estudo se propõe a monitorar as mudanças ocorridas no uso do solo do município, entre os anos de 1987 e 2005. Este trabalho classifica os diferentes usos do solo de acordo com a resolução oferecida pelos satélites CBERS 2-CCD, Landsat 5-TM e Landsat 7-ETM+. Os resultados dessa análise demonstram que a malha urbana apresentou um crescimento de 78%, esse crescimento ocorreu predominantemente na parte Sul do sítio urbano. As áreas destinadas à agropecuária apresentaram uma diminuição do seu tamanho em 8%, no período da análise. a vegetação natural continua a ser degradada com o processo de desmatamento, promovendo uma redução de 38% de sua área nos últimos 18 anos. A análise comparativa entre a variação do consumo de energia e do Produto interno bruto PIB do município com as alterações do uso do solo no período estudado, corroboram com os dados levantados por este estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
MORAIS, E. S. D.; SANTOS, M. L. D. USO DE IMAGENS ORBITAIS DE MÉDIA RESOLUÇÃO E DE INDICADORES SÓCIO-ECONOMICO NA ANÁLISE DA DINAMICA DO USO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, ENTRE O PERÍODO DE 1987 e 2005. Boletim de Geografia, v. 25, n. 1, p. 151-160, 11.
Seção
Artigos científicos