USO DE IMAGENS ORBITAIS DE MÉDIA RESOLUÇÃO E DE INDICADORES SÓCIO-ECONOMICO NA ANÁLISE DA DINAMICA DO USO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, ENTRE O PERÍODO DE 1987 e 2005
Resumo
Considerando as transformações ocorridas no espaço do município de Maringá e o livre acesso a imagens orbitais por intermédio de download na Internet, este estudo se propõe a monitorar as mudanças ocorridas no uso do solo do município, entre os anos de 1987 e 2005. Este trabalho classifica os diferentes usos do solo de acordo com a resolução oferecida pelos satélites CBERS 2-CCD, Landsat 5-TM e Landsat 7-ETM+. Os resultados dessa análise demonstram que a malha urbana apresentou um crescimento de 78%, esse crescimento ocorreu predominantemente na parte Sul do sítio urbano. As áreas destinadas à agropecuária apresentaram uma diminuição do seu tamanho em 8%, no período da análise. a vegetação natural continua a ser degradada com o processo de desmatamento, promovendo uma redução de 38% de sua área nos últimos 18 anos. A análise comparativa entre a variação do consumo de energia e do Produto interno bruto PIB do município com as alterações do uso do solo no período estudado, corroboram com os dados levantados por este estudo.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.