INTEGRAÇÃO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA O TURISMO NOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ
Resumo
o presente estudo reflete a necessidade de um melhor entendimento da integração regional como dimensão para se planejar o turismo. A análise empírica utiliza o caso dos Campos Gerais do Paraná. Uma abordagem regional pode auxiliar no desenvolvimento do turismo, permitindo que o visitante permaneça na região durante mais tempo pela maior variedade e melhor integração dos atrativos e equipamentos turísticos. Uma cooperação entre municípios vizinhos alcança também uma maior representatividade e visibilidade. A construção de uma imagem turística regional é fundamental na busca desta integração. Para os Campos Gerais, várias temáticas diferenciadas podem ser utilizadas como sub-imagens turísticas, como por exemplo: a existência de uma região polonesa, com o centro em São Mateus do Sul; uma região Ucraniana, com o centro em Prudentópolis; a região holandesa com o centro em Carambeí; a região russo-alemã com o centro em Ponta Grossa e uma região dos faxinais entre Prudentópolis e União da Vitória. As linhas de transporte reúnem naturalmente diferentes municípios, este é o caso do rio Iguaçu, com os seus antigos portos, e das estradas de ferro, com as suas antigas estações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-02-15
Como Citar
SAHR, C. L. L.; ROSCOCHE, L. F. INTEGRAÇÃO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA O TURISMO NOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 21, n. 1, p. 13-32, 15 fev. 2011.
Edição
Seção
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.