METODOLOGIA PARA CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA DE UMUARAMA, PARANÁ

  • Paulo Nakashima UEM
  • Maria Teresa de Nóbrega
  • Nelson Vicente Lovatto Gasparetto

Resumo

A metodologia usada para a confecção da Carta de Zonas de Riscos de Umuarama - PR, fundamenta-se naquela empregada na França para as Cartas ZERMOS (Zonas Expostas aos Riscos de Movimentação dos Solos). O objetivo destas cartas é fornecer informações sobre a ocorrência de riscos naturais, conhecidos ou previsíveis, para a ocupação do solo.

Com base em estudos geológicos, geomorfológicos e pedológicos, foram estabelecidas 5 zonas de riscos, hierarquizadas de acordo com o comprometimento de sua estabilidade: zona de instabilidade declarada, zona de instabilidade potencial, zona de estabilidade precária, zona estabilizada com cobertura vegetal e zona estável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Nakashima, UEM
Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2011-01-25
Como Citar
NAKASHIMA, P.; DE NÓBREGA, M. T.; GASPARETTO, N. V. L. METODOLOGIA PARA CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA DE UMUARAMA, PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 10, n. 1, p. 05-10, 25 jan. 2011.
Seção
Artigos científicos