O CRESCIMENTO URBANO E A OCUPAÇÃO DE ÁREAS SOB RISCOS DE ESCORREGAMENTOS NA REGIÃO NOROESTE DA ÁREA URBANA DE JUIZ DE FORA - MG
Résumé
Um quadro crónico de segregação sócio-espacial tem se instalado em inúmeras cidades brasileiras, principalmente ao longo das últimas décadas do século XX. Problemas como a ocupação de áreas de risco não constituem mais exclusividade das grandes metrópoles, mas atingem, de forma crescente, cidades de porte médio. O presente artigo traz para o debate a questão do crescimento urbano desordenado e a ocupação de áreas de risco em Juiz de Fora - MG. Nesse contexto, são discutidas as relações entre os diferentes agentes sociais urbanos e as diretrizes resultantes para o processo de produção do espaço.
Téléchargements
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.