ANÁLISE DA VARIABILIDADE E TENDÊNCIA DAS CHUVAS E A DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA BACIA DO RIO PIRAPÓ-PR

  • João Lima Sant'Anna Neto Unesp
  • Lays Regina Andriucci
  • Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira

Resumo

Este artigo analisa a variabilidade pluvial na bacia do rio Pirapó-PR c descreve a sua relação com a exploração agrícola da região. Para isso, foram utilizados dados de 13 postos pluviométricos mantidos pelo IAPAR do período de 1976 a 19%, bem como dados da agricultura fornecidos pelo IBGE. Assim, pôde-se realizar análises estatísticas, construção de cartogramas e análise dos trimestres secos e chuvosos. Constatou-se, portanto, uma alta variabilidade pluvial, sendo que elementos a serem considerados ao se fazer um planejamento agrícola, como a topografia c a diversidade pluviométrica, não foram considerados na implantação dos diversos produtos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lima Sant'Anna Neto, Unesp
Professor Titular em Climatologia do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)
Publicado
2011-02-02
Como Citar
SANT’ANNA NETO, J. L.; ANDRIUCCI, L. R.; FERREIRA, M. E. M. C. ANÁLISE DA VARIABILIDADE E TENDÊNCIA DAS CHUVAS E A DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA BACIA DO RIO PIRAPÓ-PR. Boletim de Geografia, v. 20, n. 2, p. 41-58, 2 fev. 2011.
Seção
Artigos científicos