A AGRICULTURA FAMILIAR EM MUNICÍPIOS SELECIONADOS DA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP: CARACTERIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

  • Vera Mariza H. De Miranda Costa
  • Rosângela Aparecida De Medeiros Hespanhol

Resumo

O trabalho objetivou caracterizar a evolução e as condições de permanência da produção familiar na Microrregião Geográfica de Presidente Prudente. Nessa região, não obstante o intenso processo de pecuarização ocorrido no período pós 1950, agravando a concentração fundiária e o êxodo rural, as unidades produtivas familiares desenvolveram, sobretudo no período recente, várias estratégias de reprodução social, permanecendo responsáveis por parte importante da produção agropecuária e pela absorção da maior parcela de pessoal ocupado no meio rural. Essa evolução e as novas configurações assumidas, em termos de organização, foram analisadas à luz do conceito de produção familiar, que adquiriu contornos mais definidos em meados dos anos 1990, com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
COSTA, V. M. H. D. M.; HESPANHOL, R. A. D. M. A AGRICULTURA FAMILIAR EM MUNICÍPIOS SELECIONADOS DA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP: CARACTERIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO. Boletim de Geografia, v. 20, n. 1, p. 01-12, 11.
Seção
Artigos científicos