EVOLUÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO OSÓRIO

  • José Cândido Stevaux UEM
  • Sónia Borges Vieira UEM

Resumen

o presente trabalho tem como objetivo determinar a evolução da impermeabilização da bacia hidrográfica do córrego Osório, na cidade de Maringá (PR) e, verificar a influência da urbanização da área em seu entorno, salientando os aspectos relacionados a impermeabilização e as conseqüências no escoamento pluvial e o sistema de drenagem instalado. A bacia em estudo está localizada na região nordeste da área urbana de Maringá, noroeste do Estado do Paraná. A delimitação da área em estudo foi determinada pela carta planialtimétrica, juntamente com fotografia aéreas na escala 1:8000 (sobrevôo de 1977 e 1995). O ciclo anual de precipitação foi calculado com base a partir e uma série de dados de 27 anos e demonstrou para a região de Maringá estações do ano bem definidas quanto a pluviosidade. As estimativas de vazão para a área total da bacia foram 21,94 m3/s. como resultado final, os principais problemas ambientais identificados foram: processo erosivo tipo voçoroca depósitos induzidos, ausência de mata ciliar.     

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

José Cândido Stevaux, UEM
Aem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: rio paraná, geomorfologia fluvial, hidrologia, fluvial sedimentology e sedimentologia fluvial. http://lattes.cnpq.br/6786064255704972
Publicado
2011-03-24
Cómo citar
STEVAUX, J. C.; VIEIRA, S. B. EVOLUÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO OSÓRIO. Boletim de Geografia, v. 24, n. 1, p. 147-163, 24 mar. 2011.
Sección
Artigos científicos