O CENTRO DE MARINGÁ E A SUA VERTICALIZAÇÃO

  • José Roberto Machado UEM
  • Cesar Miranda Mendes UEM
Palavras-chave: Centro, verticalização, urbanização e qualidade de vida

Resumo

o presente artigo tem por objetivo apreender e analisar mais profundamente o papel desempenhado pelos incorporadores imobiliários na produção da verticalização, que é uma forma constituída de se morar. Nesse contexto, far-se-á uma abordagem específica sobre os edifícios na Zona 1 (centro) em Maringá, além de se buscar conhecer a origem dos capitais de tal processo, bem como o porquê da opção por esses edifícios. Ter-se-ão como categorias de análise o Estado e o Capital, no contexto da urbanização brasileira e paranaense, abordando-se ainda algumas questões de ordem ambiental e de infra-estrutura decorrentes dessa verticalização.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Miranda Mendes, UEM
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1980) , doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992) e pos-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) . Atualmente é Professor associado C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Geografia , com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Verticalização, Urbanização, Maringá, Plano Currículo Lattes
Publicado
2011-03-24
Como Citar
MACHADO, J. R.; MENDES, C. M. O CENTRO DE MARINGÁ E A SUA VERTICALIZAÇÃO. Boletim de Geografia, v. 21, n. 1, p. 59-84, 24 mar. 2011.
Seção
Artigos científicos