DEGRADAÇÃO DE ALGUMAS DAS PROPRIEDADES DE UM NITOSSOLO VERMELHO EM FUNÇÃO DO TIPO DE USO NA REGIÃO DE MARINGÁ - PR

  • Ivaldete Barreto Gôngora
  • Maria Teresa Di Nóbrega UEM
Palavras-chave: degradação, propriedades pedológicas, nilossolo vermelho, uso e manejo

Resumo

a ocupação solos na região de Maringá, na década 50 se deu pelo desbravamento de áreas de Nilossolo Vermelho e Latossolo Vermelho, para implantação da cultura de café que, posteriormente, passaram a ser exploradas, através de processos mecanizados, para produção dc grãos (milho, soja e trigo). a prática dessa agricultura mecanizada c intensiva, a partir da década de 70, sem os métodos adequados dc manejo e de controle de erosão, provavelmente contribuiu para a degradação das propriedades pedológicas. Visando avaliar essa degradação, loi realizado um estudo comparativo e algumas propriedades morfológicas, químicas c físicas entre três perfis dc solo, representativos dc Nitossolo Vermelho sob mata nativa, sob cultura dc café e soja/trigo. O perfil, sob mata nativa, serviu para avaliar o grau de alteração dessas propriedades provocados pelos sucessivos tipos dc uso e manejo. Os dados obtidos evidenciam a degradação das propriedades físicas c químicas nos perfis cultivados do Nitossolo Vermelho. As maiores alterações ocorreram nas camadas superficiais (até 30 cm de profundidade) dos solos cultivados. Considerando-se o tipo de cultura c o manejo, o café induz a uma maior concentração superficial das frações mais grosseiras, densidade global mais elevada, porosidade mais reduzida e maior acidificação nas camadas superiores, em comparação com a cultura soja/trigo. Efeitos semelhantes, mas mais atenuados, principalmente quanto à acidificação, também são observados na cultura soja/trigo. Como esses sistemas dc manejo são os predominantes na região, provavelmente que a degradação observada, seja generalizada na área dc ocorrência do Nitossolo Vermelho.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivaldete Barreto Gôngora
Especialista em Geografia do Estado do Parana     
Maria Teresa Di Nóbrega, UEM
Atualmente é Professor Associado Nível A da Universidade Estadual de Maringá. Publicou 8 artigos em periódicos especializados e 52 trabalhos em anais de eventos. Possui 16 itens de produção técnica. Participou de 4 eventos no Brasil. Orientou 9 dissertações de mestrado, além de ter orientado 12 trabalhos de iniciação científica e 8 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Geociências, Engenharia Civil e Geografia. Entre 1998 e 2004 coordenou 1 projeto de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Geociências, com ênfase em Pedologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 70 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: solos, paisagem, erosão, solos tropicais, estabilização, solo-cal, micromorfologia, vertentes, solo-cimento e estrutura geoecológica. Currículo Lattes
Publicado
2011-03-24
Como Citar
GÔNGORA, I. B.; NÓBREGA, M. T. D. DEGRADAÇÃO DE ALGUMAS DAS PROPRIEDADES DE UM NITOSSOLO VERMELHO EM FUNÇÃO DO TIPO DE USO NA REGIÃO DE MARINGÁ - PR. Boletim de Geografia, v. 20, n. 2, p. 59-68, 24 mar. 2011.
Seção
Artigos científicos