DEGRADAÇÃO DE ALGUMAS DAS PROPRIEDADES DE UM NITOSSOLO VERMELHO EM FUNÇÃO DO TIPO DE USO NA REGIÃO DE MARINGÁ - PR

  • Ivaldete Barreto Gôngora
  • Maria Teresa Di Nóbrega UEM

Resumen

a ocupação solos na região de Maringá, na década 50 se deu pelo desbravamento de áreas de Nilossolo Vermelho e Latossolo Vermelho, para implantação da cultura de café que, posteriormente, passaram a ser exploradas, através de processos mecanizados, para produção dc grãos (milho, soja e trigo). a prática dessa agricultura mecanizada c intensiva, a partir da década de 70, sem os métodos adequados dc manejo e de controle de erosão, provavelmente contribuiu para a degradação das propriedades pedológicas. Visando avaliar essa degradação, loi realizado um estudo comparativo e algumas propriedades morfológicas, químicas c físicas entre três perfis dc solo, representativos dc Nitossolo Vermelho sob mata nativa, sob cultura dc café e soja/trigo. O perfil, sob mata nativa, serviu para avaliar o grau de alteração dessas propriedades provocados pelos sucessivos tipos dc uso e manejo. Os dados obtidos evidenciam a degradação das propriedades físicas c químicas nos perfis cultivados do Nitossolo Vermelho. As maiores alterações ocorreram nas camadas superficiais (até 30 cm de profundidade) dos solos cultivados. Considerando-se o tipo de cultura c o manejo, o café induz a uma maior concentração superficial das frações mais grosseiras, densidade global mais elevada, porosidade mais reduzida e maior acidificação nas camadas superiores, em comparação com a cultura soja/trigo. Efeitos semelhantes, mas mais atenuados, principalmente quanto à acidificação, também são observados na cultura soja/trigo. Como esses sistemas dc manejo são os predominantes na região, provavelmente que a degradação observada, seja generalizada na área dc ocorrência do Nitossolo Vermelho.    

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ivaldete Barreto Gôngora
Especialista em Geografia do Estado do Parana     
Maria Teresa Di Nóbrega, UEM
Atualmente é Professor Associado Nível A da Universidade Estadual de Maringá. Publicou 8 artigos em periódicos especializados e 52 trabalhos em anais de eventos. Possui 16 itens de produção técnica. Participou de 4 eventos no Brasil. Orientou 9 dissertações de mestrado, além de ter orientado 12 trabalhos de iniciação científica e 8 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Geociências, Engenharia Civil e Geografia. Entre 1998 e 2004 coordenou 1 projeto de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Geociências, com ênfase em Pedologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 70 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: solos, paisagem, erosão, solos tropicais, estabilização, solo-cal, micromorfologia, vertentes, solo-cimento e estrutura geoecológica. Currículo Lattes
Publicado
2011-03-24
Cómo citar
GÔNGORA, I. B.; NÓBREGA, M. T. D. DEGRADAÇÃO DE ALGUMAS DAS PROPRIEDADES DE UM NITOSSOLO VERMELHO EM FUNÇÃO DO TIPO DE USO NA REGIÃO DE MARINGÁ - PR. Boletim de Geografia, v. 20, n. 2, p. 59-68, 24 mar. 2011.
Sección
Artigos científicos