OS PRIMEIROS PROCESSOS DE OCUPAÇÃO da TERRA E A ORGANIZAÇÃO PIONEIRA DO ESPAÇO AGRÁRIO NO PARANÁ
Résumé
Evidenciar as formas como se deu o acesso à propriedade da terra no Paraná, na fase da ocupação pioneira, é o que se pretende no desenvolvimento deste trabalho. Em linhas gerais, procura-se resgatar a história dos processos ocorridos antes da década de 1930 e que vão servir como pano de fundo para a consolidação da estrutura fundiária paranaense que se dá, na prática, desse período até os anos 60. Paralelamente, procura-se destacar como se deu a organização geográfica do espaço agrário do Paraná, a partir do deslocamento de cada uma das três frentes que marcaram a ocupação pioneira - a do Paraná Tradicional, do ouro de lavagem, do tropeirismo e da erva-mate; a da Região Norte, como fenômeno oriundo da expansão da fronteira agrícola do café paulista e a do Sudoeste, baseada nos imigrantes gaúchos e catarinensesTéléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2011-03-25
Comment citer
SERRA, E. OS PRIMEIROS PROCESSOS DE OCUPAÇÃO da TERRA E A ORGANIZAÇÃO PIONEIRA DO ESPAÇO AGRÁRIO NO PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 10, n. 1, p. 61-94, 25 mars 2011.
Numéro
Rubrique
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.