PERFIL FITOECOLÓGICO DO ESTADO DO PARANÁ
Resumo
O estado do Paraná, integrante da Região Sul e do Planalto Meridional localiza-se entre 22°29'33" a 26°42'59" latitude sul e 48°02'24" a 54°37'38" longitude oeste, abrangendo uma área de 201.000 km2.
A posição próximo ao trópico acarreta importantes reflexos nas condições geoambientais e biogeográficos conforme foi observado desde o século passado. MAR- TIUS (1877), ao estudar e elaborar a classificação da vegetação do Brasil, incluiu a porção norte do estado nas Oreades (matas e campos) e a porção sul nas Napeias (florestas de pinheiros e ervais). WAPPAEUS (1884), no sentido leste oeste, divide a vegetação em dois grandes grupos: Litoral, incluindo neste a mata atlântica e; Sertão, compreendendo a floresta de pinheiros a oeste. Cinquenta anos mais tarde, CABRERA e IEPES (1940), baseado em estudos zoogeográficos, dividem o estado em província Tupi, a leste e província Guarani, a oeste. SEREBRENICK (1942), ao analisar a distribuição espacial da vegetação brasileira fala em Litoral, compreendendo a faixa marítima e as matas de encosta da serra do mar e; Sertão, com a zona dos pinheirais e campos. No mesmo sentido AZEVEDO (1950), cita o Litoral com formações complexas e, Interior com formações florestais ou mata de pinheiros. FITTKAU (1960), endossa a classificação de CABRERA e YEPES. Quatro anos mais tarde, ROMARIZ (1964), delimita, no estado do Paraná, quatro grandes formações vegetais: Vegetação Litorânea, Floresta Latifoliada Tropical Úmida de Encosta, Floresta de Araucárias e Floresta Latifoliada Tropical. RIZZINI, em 1963, ao elaborar o mapa fitogeográfico do Brasil, delimita a área do Pinheiral/Cordilheira (Mata Atlântica) e a subprovíncia do planalto central. MAACK, geógrafo paranaense, ao estudar o revestimento vegetal doestado, em 1968, apresenta divisões altamente diversificadas no sentido norte/sul: Florestas Secundárias, Florestas de Araucárias, Campos e, no sentido leste/oeste: Vegetação Litorânea, Mata Pluvial Tropical, Campos, Pinheirais e Floresta Subtropical. MUELLER (1973), dedicando-se à pesquisa paleobiogeográfica fixa no Paraná, dois centros de dispersão da Serra do Mar e das Araucárias. Em 1975, AB'SABER, ao estudar os domínios morfo- climáticos do Brasil, reconheceu, no estado do Paraná, o domínio MARES DE MORROS formado por áreas mamelonares tropicais atlânticos florestadas e, domínio das Araucárias, ou seja, os planaltos subtropicais.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.