PERFIL FITOECOLÓGICO DO ESTADO DO PARANÁ

  • Helmut Troppmair Unesp - Várzea Paulista/SP

Résumé

O estado do Paraná, integrante da Região Sul e do Planalto Meridional lo­caliza-se entre 22°29'33" a 26°42'59" latitude sul e 48°02'24" a 54°37'38" longitu­de oeste, abrangendo uma área de 201.000 km2.

A posição próximo ao trópico acarreta importantes reflexos nas condições geoambientais e biogeográficos conforme foi observado desde o século passado. MAR- TIUS (1877), ao estudar e elaborar a classificação da vegetação do Brasil, incluiu a por­ção norte do estado nas Oreades (matas e campos) e a porção sul nas Napeias (florestas de pinheiros e ervais). WAPPAEUS (1884), no sentido leste oeste, divide a vegetação em dois grandes grupos: Litoral, incluindo neste a mata atlântica e; Sertão, compreen­dendo a floresta de pinheiros a oeste. Cinquenta anos mais tarde, CABRERA e IEPES (1940), baseado em estudos zoogeográficos, dividem o estado em província Tupi, a leste e província Guarani, a oeste. SEREBRENICK (1942), ao analisar a distribuição espacial da vegetação brasileira fala em Litoral, compreendendo a faixa marítima e as matas de encosta da serra do mar e; Sertão, com a zona dos pinheirais e campos. No mesmo sentido AZEVEDO (1950), cita o Litoral com formações complexas e, Interior com formações florestais ou mata de pinheiros. FITTKAU (1960), endossa a classifica­ção de CABRERA e YEPES. Quatro anos mais tarde, ROMARIZ (1964), delimita, no estado do Paraná, quatro grandes formações vegetais: Vegetação Litorânea, Floresta Latifoliada Tropical Úmida de Encosta, Floresta de Araucárias e Floresta Latifoliada Tropical. RIZZINI, em 1963, ao elaborar o mapa fitogeográfico do Brasil, delimita a área do Pinheiral/Cordilheira (Mata Atlântica) e a subprovíncia do planalto central. MAACK, geógrafo paranaense, ao estudar o revestimento vegetal doestado, em 1968, apresenta divisões altamente diversificadas no sentido norte/sul: Florestas Secundárias, Florestas de Araucárias, Campos e, no sentido leste/oeste: Vegetação Litorânea, Mata Pluvial Tropical, Campos, Pinheirais e Floresta Subtropical. MUELLER (1973), dedi­cando-se à pesquisa paleobiogeográfica fixa no Paraná, dois centros de dispersão da Serra do Mar e das Araucárias. Em 1975, AB'SABER, ao estudar os domínios morfo- climáticos do Brasil, reconheceu, no estado do Paraná, o domínio MARES DE MOR­ROS formado por áreas mamelonares tropicais atlânticos florestadas e, domínio das Araucárias, ou seja, os planaltos subtropicais.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Helmut Troppmair, Unesp - Várzea Paulista/SP
Ptualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Membro da Comissão do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Tem experiência na área de Geografia , com ênfase em Geografia Física- Biogeografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura, geografia. Currículo Lattes
Publiée
2011-03-25
Comment citer
TROPPMAIR, H. PERFIL FITOECOLÓGICO DO ESTADO DO PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 8, n. 1, p. 67, 25 mars 2011.
Rubrique
Artigos científicos