ESTUDO BIOGEOGRÁFICO DE LIQUENS COMO INDICADORES DE POLUIÇÃO DO AR EM CUBATAO - SP
Palavras-chave:
Biogeografia, poluição do ar, poluição industrial, liquens, vegetais indicadores, impacto ambiental, concentração, difusão e dispersão de poluentes
Resumo
Liquens são vegetais de ocorrência comum, desaparecendo quando expostos a atmosferas poluídas. A sua ausência na zona industrial e nas encostas florestadas da Serra do Mar em Cubatão, fornece indicações sobre o alto grau de poluição do ar na área. A partir da identificação das zonas ricas ou pobres em liquens, e portanto, pouco ou muito poluídas, pode-se avaliar a importância das emissões de impurezas no ar, do relevo e da circulação atmosférica regional e local, nos processos de concentração e difusão dos poluentes, nesse município de intensa atividade industrialDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-25
Como Citar
FERREIRA, M. E. M. C. ESTUDO BIOGEOGRÁFICO DE LIQUENS COMO INDICADORES DE POLUIÇÃO DO AR EM CUBATAO - SP. Boletim de Geografia, v. 2, n. 2, p. 52-75, 25 mar. 2011.
Edição
Seção
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.