INTERESSES POLÍTICO-ECONÔMICOS E GESTÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA (RS)
Resumo
A Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria é provavelmente a mais problemática bacia do Estado do Rio Grande do Sul no que se refere à disponibilidade insuficiente de água, situação que está diretamente relacionada aos impactos e demandas da principal atividade econômica nos municípios da bacia (orizicultura). Devido à escassez de água, são comuns conflitos pelo uso deste recurso nesta região. No intuito de promover ações para a gestão da bacia foi criado, em 1994, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. Com o mesmo objetivo, houve o lançamento, em 1997, de um Programa de Recuperação e Desenvolvimento da Bacia. Este artigo visa discutir a influência de interesses político-econômicos na criação e funcionamento do Comitê e na elaboração do Programa do Santa Maria, instâncias em que se definem as ações para a gestão ambiental da bacia.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.