FREQUÊNCIA DE OCORRÊNCIA DE VERANICOS NO ESTADO DO PARANÁ

  • Laura R. M. Bernardes
  • Alejandro P. Aguilar
  • Sandra Abe

Resumo

Uma das principais adversidades do clima do Estado do Paraná, com reper­cussão nas atividades agrícolas, é a ocorrência de períodos de dias secos durante a esta­ção chuvosa - setembro a março - denominados veranicos.

O objetivo do trabalho foi analisar a freqüência de ocorrência de veranicos de variadas durações, estimar a probabilidade de.ocorrência dos maiores períodos de dias secos e analisar sua distribuição temporal, para identificar quando estes períodos têm maior probabilidade de ocorrer. A ocorrência destes períodos foi efetuada através de análises de precipitação pluviométrica diária para 25 locais e para um período de 20 a 25 anos.

A análise dos dados revelou que a maioria dos locais estudados pode apre­sentar de 8 a 9 períodos secos de uma semana por estação chuvosa e 1 a 2 períodos secos de duas semanas. Os de 3 semanas ocorrem 1 a cada 3 estações chuvosas e o de 1 mês varia bastante podendo ocorrer desde 1 em cada 6 estações chuvosas até apenas 1 no total dos anos observados. A duração do maior período seco varia desde 20 até 55 dias. A maior concentração destes períodos verifica-se no mês de setembro, havendo uma diminuição nos meses de outubro, dezembro, janeiro e fevereiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
BERNARDES, L. R. M.; AGUILAR, A. P.; ABE, S. FREQUÊNCIA DE OCORRÊNCIA DE VERANICOS NO ESTADO DO PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 6, n. 1, p. 83, 11.
Seção
Artigos científicos