FREQUÊNCIA DE OCORRÊNCIA DE VERANICOS NO ESTADO DO PARANÁ
Resumen
Uma das principais adversidades do clima do Estado do Paraná, com repercussão nas atividades agrícolas, é a ocorrência de períodos de dias secos durante a estação chuvosa - setembro a março - denominados veranicos.
O objetivo do trabalho foi analisar a freqüência de ocorrência de veranicos de variadas durações, estimar a probabilidade de.ocorrência dos maiores períodos de dias secos e analisar sua distribuição temporal, para identificar quando estes períodos têm maior probabilidade de ocorrer. A ocorrência destes períodos foi efetuada através de análises de precipitação pluviométrica diária para 25 locais e para um período de 20 a 25 anos.
A análise dos dados revelou que a maioria dos locais estudados pode apresentar de 8 a 9 períodos secos de uma semana por estação chuvosa e 1 a 2 períodos secos de duas semanas. Os de 3 semanas ocorrem 1 a cada 3 estações chuvosas e o de 1 mês varia bastante podendo ocorrer desde 1 em cada 6 estações chuvosas até apenas 1 no total dos anos observados. A duração do maior período seco varia desde 20 até 55 dias. A maior concentração destes períodos verifica-se no mês de setembro, havendo uma diminuição nos meses de outubro, dezembro, janeiro e fevereiro.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.