<b>Relato de campo: o Paraná na era global, da refinaria ao porto de Paranaguá</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.15248
Resumo
O trabalho de campo realizado tem como propósito abordar os aspectos econômicos do Paraná. Os locais visitados são a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), em Araucária, e o porto de Paranaguá, em Paranaguá. A Realização do trabalho contempla o que foi discutido anteriormente em sala de aula, na disciplina Redes e Dinâmica Econômica do Programa de Pós-Graduação em Geografia, no período de 17/08/2011 a 03/10/2011. O primeiro ponto foi a visita na REPAR, uma refinaria de petróleo controlada pela Petrobrás que distribui seus derivados abastecendo todo o Paraná, mais uma porção do Sul e do Sudeste do Brasil e exporta para outros países: Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai e países do Caribe; atingindo 12% da produção total de refino de petróleo no país. O segundo ponto foi a visita ao porto de Paranaguá, um dos maiores portos do Brasil, o qual exporta toneladas de soja e onde circula uma diversidade de mercadorias e de transportes. Por fim, o objetivo do trabalho é entender na prática as dinâmicas econômicas do Paraná por meio dos locais visitados no campo.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






