<b>Análise do uso e cobertura da terra e da fragmentação da paisagem no município de Missal-PR</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.17796

  • Thiago Avelar Chaves Universidade de Brasília
  • Osmar Abílio Carvalho Junior UNB
  • Roberto Arnaldo Trancoso Gomes Universidade de Brasilia Bolsista do CNPq
  • Renato Fontes Guimarães Universidade de Brasilia Bolsista do CNPq
Palavras-chave: Fragmentação, Paisagem, Área de Preservação Permanente (APP), Uso e Cobertura da Terra

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar o mapeamento do Uso e Cobertura da Terra na escala 1:50.000 do município de Missal (PR) e analisar o estágio de fragmentação da paisagem. Neste propósito foram utilizadas técnicas de sensoriamento remeto e Sistema de Informações Geográficas. A elaboração do mapa de uso e cobertura da terra foi realizada por interpretação visual das imagens do sensor ALOS/PRISM com alta resolução espacial. Neste mapeamento foram identificadas treze classes de uso e cobertura da Terra. A partir dos vetores de hidrografia foi determinada as Áreas de Preservação Permanente (APP) dos corpos d’água conforme a lei federal. A análise de fragmentação foi realizada pelo programa FRAGSTAT, considerando diferentes tipos de métricas: área, densidade, tamanho, variabilidade, borda e forma. Os resultados demonstram que a vegetação natural ocupa 19,49% da área do município (6.233,21 ha). O município possui 900 fragmentos de vegetação e o maior fragmento apresenta 1.223,39 ha. As APPs apresentam uma alta porcentagem com uso indevido (48%). A maior área preservada está localizada nas margens da represa de Itaipu onde estão localizados os maiores fragmentos. Em contraposição as áreas relativas às APPs presentes nas áreas marginais dos rios apresentam uma alta taxa de degradação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Avelar Chaves, Universidade de Brasília

Departamento de Geografia

Aluno de Doutorado

Roberto Arnaldo Trancoso Gomes, Universidade de Brasilia Bolsista do CNPq
Departamento de Geografia
Renato Fontes Guimarães, Universidade de Brasilia Bolsista do CNPq
Departamento de Geografia
Publicado
2012-10-09
Como Citar
CHAVES, T. A.; CARVALHO JUNIOR, O. A.; GOMES, R. A. T.; GUIMARÃES, R. F. <b>Análise do uso e cobertura da terra e da fragmentação da paisagem no município de Missal-PR</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.17796. Boletim de Geografia, v. 31, n. 2, p. 69-83, 9 out. 2012.
Seção
Artigos científicos