VARIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE AGREGADOS E AS SUAS RELAÇÕES COM A VULNERABILIDADE DOS SOLOS AO LONGO DE UMA VERTENTE NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

  • Paulo Miguel de Bodas Terassi Universidade Estadual de Maringá
  • Hélio Silveira Professor doutor do Programa de Pós - Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá.
  • Cássia Maria Bonifácio Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Estabilidade de agregados. Processos erosivos. Topossequência. Vulnerabilidade.

Resumo

A estabilidade dos agregados é apontada por diversos autores como um dos fatores condicionantes da erodibilidade dos solos, podendo ser considerada, também, como um indicador para a determinação da vulnerabilidade ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar a variação da estabilidade dos agregados ao longo de uma vertente característica da região Noroeste do Paraná, localizada no município de Tamboara, e evidenciar as suas relações com os tipos de solos e os seus efeitos sobre a vulnerabilidade à erosão. Foram coletadas amostras indeformadas para avaliação da estabilidade de agregados em perfis de solos dispostos ao longo de uma topossequência com presença de Latossolo, Argissolo e Neossolo Quartzarênico. Os resultados mostraram que o Latossolo Vermelho apresenta a melhor agregação e a maior resistência a erosão dentre os solos analisados. A descontinuidade textural entre os horizontes A, E e o B textural do Argissolo Vermelho, resultou em agregados de diferentes diâmetros, mostrando uma variação vertical e lateral importante da estabilidade e, consequentemente, da vulnerabilidade à erosão. O Neossolo Quartzarênico, que tem como característica marcante a textura arenosa ao longo de todo perfil, apresentou horizontes com agregados que variam entre 0,36 mm (horizonte A) e 0,44 mm (horizonte C), o que significa, para esses solos, baixa estabilidade e elevada susceptibilidade aos processos erosivos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Miguel de Bodas Terassi, Universidade Estadual de Maringá
Áreas de atuação 1. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Climatologia Geográfica. 2. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Pedologia.
Publicado
2014-09-29
Como Citar
DE BODAS TERASSI, P. M.; SILVEIRA, H.; BONIFÁCIO, C. M. VARIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE AGREGADOS E AS SUAS RELAÇÕES COM A VULNERABILIDADE DOS SOLOS AO LONGO DE UMA VERTENTE NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 32, n. 1, p. 166 - 176, 29 set. 2014.
Seção
Artigos científicos