VARIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE AGREGADOS E AS SUAS RELAÇÕES COM A VULNERABILIDADE DOS SOLOS AO LONGO DE UMA VERTENTE NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

  • Paulo Miguel de Bodas Terassi Universidade Estadual de Maringá
  • Hélio Silveira Professor doutor do Programa de Pós - Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá.
  • Cássia Maria Bonifácio Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá

Résumé

A estabilidade dos agregados é apontada por diversos autores como um dos fatores condicionantes da erodibilidade dos solos, podendo ser considerada, também, como um indicador para a determinação da vulnerabilidade ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar a variação da estabilidade dos agregados ao longo de uma vertente característica da região Noroeste do Paraná, localizada no município de Tamboara, e evidenciar as suas relações com os tipos de solos e os seus efeitos sobre a vulnerabilidade à erosão. Foram coletadas amostras indeformadas para avaliação da estabilidade de agregados em perfis de solos dispostos ao longo de uma topossequência com presença de Latossolo, Argissolo e Neossolo Quartzarênico. Os resultados mostraram que o Latossolo Vermelho apresenta a melhor agregação e a maior resistência a erosão dentre os solos analisados. A descontinuidade textural entre os horizontes A, E e o B textural do Argissolo Vermelho, resultou em agregados de diferentes diâmetros, mostrando uma variação vertical e lateral importante da estabilidade e, consequentemente, da vulnerabilidade à erosão. O Neossolo Quartzarênico, que tem como característica marcante a textura arenosa ao longo de todo perfil, apresentou horizontes com agregados que variam entre 0,36 mm (horizonte A) e 0,44 mm (horizonte C), o que significa, para esses solos, baixa estabilidade e elevada susceptibilidade aos processos erosivos. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Paulo Miguel de Bodas Terassi, Universidade Estadual de Maringá
Áreas de atuação 1. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Climatologia Geográfica. 2. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Pedologia.
Publiée
2014-09-29
Comment citer
DE BODAS TERASSI, P. M.; SILVEIRA, H.; BONIFÁCIO, C. M. VARIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE AGREGADOS E AS SUAS RELAÇÕES COM A VULNERABILIDADE DOS SOLOS AO LONGO DE UMA VERTENTE NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ. Boletim de Geografia, v. 32, n. 1, p. 166 - 176, 29 sept. 2014.
Rubrique
Artigos científicos