AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL E VULNERABILIDADE NATURAL Á PERDA DE SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ALMADA
Résumé
Este trabalho tem o objetivo de avaliar as fragilidades ambientais e vulnerabilidades à perda de solo em área da Bacia Hidrográfica do Rio Almada, localizada na Região Sul do Estado da Bahia. Para tanto, o método adotado inicialmente reconhece e caracteriza os atributos ambientais da bacia em função dos aspectos do substrato rochoso, formas de relevo, solos, clima e uso e ocupação. Em seguida, os dados levantados são avaliados tendo em vista o conhecimento de suas fragilidades e vulnerabilidades ambientais. Os resultados encontrados remetem a um cenário em que as classes de baixa vulnerabilidade e muito fraca a fraca fragilidade representam, em média, 44% da bacia. As classes de média vulnerabilidade e fraca a média fragilidade constituem cerca de 46%. Já as classes de alta a muito alta vulnerabilidade e média a muito forte fragilidade, quando somadas, englobam aproximadamente 10% de toda a área. Quando comparadas as duas metodologias, utilizando o coeficiente de correlação do produto-momento de Pearson (R2), encontrou-se valor igual 0,61. Porém, quando analisados separadamente os diferentes setores geomorfológicos, nota-se clara variação nos valores desta relação.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2013-12-20
Comment citer
GOMES, R. L. AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL E VULNERABILIDADE NATURAL Á PERDA DE SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ALMADA. Boletim de Geografia, v. 31, n. 3, p. 41-53, 20 déc. 2013.
Numéro
Rubrique
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.