A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS
Resumo
O presente artigo pretende demonstrar como as práticas agroecologicas têm contribuído para que os produtores do município do Rio Grande-RS permaneçam cultivando a terra e produzindo gêneros alimentícios, sem agredir o meio ambiente. Esta pesquisa é resultado de dissertação de mestrado realizada e defendida na Universidade Federal do Rio Grande no ano de 2011. Constatamos que, dentro da realidade do município, a agroecologia tem contribuído tanto na oferta de alimentos de qualidade, como no debate sobre a preservação ambiental. Do mesmo modo, a pesquisa procurou compreender os processos, a finalidade e as tendências da produção agroecológica no município. Para isso foi importante compreender a organização produtiva, as formas associativas do produtor e suas relações com as políticas públicas. Para contribuir com estas considerações, buscou-se revisar alguns estudos que enfatizam a produção de base agroecológica como alternativa às técnicas propagadas pela revolução verde. Procuramos, ainda, evidenciar algumas iniciativas que visam reduzir a dependência de insumos externos e, por consequência, maior independência do produtor ante as oscilações de mercado. É importante salientar que além do levantamento bibliográfico e conceitual, foram consideradas para efeito de análise do tema, as entrevistas e as idéias apresentadas pelos agricultores entrevistados, eleitos para compor os sujeitos desta pesquisa.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.