A TERRITORIALIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO NO ÂMBITO LEGAL

  • Marilucia Ben Dos Reis Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Carmen Rejane Flores Wizniewsky Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: Cooperativismo empresarial e Estado. Plano Nacional de Desenvolvimento. Leis do cooperativismo.

Resumo

Para entender o cooperativismo empresarial desenvolvido no Sul do Brasil é necessário entender a tramitação legal desse processo. O artigo aqui ora resumido tem por objetivo discutir o papel do Estado na formação do cooperativismo agropecuário. Para tanto, buscou-se analisar as leis constitucionais e a Lei Geral do Cooperativismo e entender a implantação do cooperativismo empresarial em nosso país e que deu origem às multicooperativas. Esses elementos, por sua vez, formaram as tessituras do cooperativismo empresarial para mediar a modernização do campo, que, até então, era tido como a parte atrasada do território brasileiro. Daí decorreu a agroindustrialização, sabendo-se que, quando as cooperativas se agroindustrializam, passam então a viver processos dialéticos entre os valores empresariais e os princípios cooperativistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilucia Ben Dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. No Programa de Pós Graduação em Geografia /Área de Concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial - Linha de Pesquisa: Dinâmicas Territoriais do Cone Sul. Participante do Grupo de Pesquisa Educação e Território - GPET.

Carmen Rejane Flores Wizniewsky, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Docente na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM,no Programa de Pós Graduação em Geografia /Área de Concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial - Linha de Pesquisa: Dinâmicas Territoriais do Cone Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Território - GPET.
Publicado
2018-06-15
Como Citar
BEN DOS REIS, M.; FLORES WIZNIEWSKY, C. R. A TERRITORIALIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO NO ÂMBITO LEGAL. Boletim de Geografia, v. 36, n. 1, p. 131-141, 15 jun. 2018.
Seção
Artigos científicos