ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL PARANAENSE, BRASIL

  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Fabiane Freire França Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Diego de Melo Oliveira Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Érica Fernanda Kalinovski Gomes Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
Palavras-chave: Aluno, Ensino Médio, Pesquisa-ação, Professor

Resumo

Este artigo faz parte do projeto intitulado “Unespar/Fecilcam em diálogo com a educação básica: jovens ao encontro de caminhos profissionais”, do Programa Universidade Sem Fronteiras, cujo propósito foi investigar e discutir a orientação profissional no âmbito educacional e, a partir deste, incentivar os alunos, em fase de conclusão da Educação Básica, a cursar o Ensino Superior. A esse respeito, procurou-se, na presente pesquisa, em compreender qual a concepção dos professores-diretores de colégios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Mesorregião Centro Ocidental do Paraná, por intermédio da prática desenvolvida a partir de pesquisa qualitativa e da metodologia da pesquisa-ação. Inicialmente, foram realizados encontros com os alunos a fim de proporcionar-lhes o entendimento do propósito da Orientação Profissional, que visa nortear sua escolha, bem como as diferentes e diversas áreas do conhecimento. Em seguida, houve a aplicação de questionários e, por fim, a utilização de fontes orais, por meio de entrevistas com os professores-diretores dos colégios. Diante disso, averiguou-se de maneira intencional, as concepções dos docentes acerca do processo de orientação profissional, de modo a visualizar se realizam ações nesse sentido. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se que os professores, bem como os alunos sentem a necessidade de práticas voltadas ao aconselhamento profissional, no entanto não as realizam em grande parte, pela falta de profissionais especializados na área, ou por terem que atender a outras exigências do ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-10-28
Como Citar
BOVO, M. C.; FRANÇA, F. F.; OLIVEIRA, D. DE M.; KALINOVSKI GOMES, ÉRICA F. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL PARANAENSE, BRASIL. Boletim de Geografia, v. 38, n. 2, p. 64-78, 28 out. 2020.
Seção
Artigos científicos